Cursos de Especialização
  • Lisboa: 15 Fevereiro a 12 Junho
  • Porto: 14 Fevereiro a 2 Maio
  • Lisboa: 3ª e 5ª - Manhã
  • Porto: 2ª, 4ª e 6ª - Pós-laboral
  • 120 horas
  • 5x 280€ + inscrição 100€
  • Pronto pagamento: 1260€ (inclui 10% desc.)
  • 50% desc. na inscrição até 30Nov

COORDENADOR

Marta Viegas
Pós-graduada em Comunicação integrada de marketing pelo IADE- Escola Superior de Marketing e Publicidade, onde também frequentou a Especialização em Publicidade.
Saber mais...

Vídeos

Marketing de Moda

Acerca do curso

O mercado da Moda vive sob o poder das marcas, estas mais do que identificar um produto representam um estilo de vida. Nessa perspectiva, a Moda hoje propõe comportamentos, atitudes, pensamentos, que são partilhados por grupos de consumidores que se identificam com os estilos de vida que ela define.


Num mercado tão concorrencial como o da Moda em que as marcas desempenham um papel decisivo nas opções de compra por parte do consumidor, uma boa estratégia de marketing torna-se fundamental para o sucesso. É necessário compreender o consumidor de Moda, identifica-lo e saber quais as suas motivações de forma a posicionar a marca e criar campanhas de comunicação que atinjam o consumidor certo e que passem a mensagem certa e diferenciada.


Nesse contexto, as especificidades da Moda, o consumidor, o ciclo de vida dos produtos de tendência e o domínio das marcas são temas que exigem para o profissional que atua neste mercado um conhecimento de marketing especifico.


Programa

01 . MARKETING NO MERCADO DA MODA

Introdução ao tema; Fundamentos do marketing e a sua história; Definição de marketing, seu enquadramento e conceitos base; Relação entre a Moda e o Marketing, definição de marketing de moda; O mercado, seus componentes e o estudo de mercado; Definição de mercado da moda e seus intervenientes; A segmentação de mercado e os critérios de segmentação.


02 . CONSUMIDOR DE MODA

A análise do consumidor; Perfil de consumidor; Comportamento do consumidor.

03 . BRANDING. A MODA TRANSFORMADA EM MARCA.

    O que é uma marca?; Como definir uma marca; Brand Name & Logotipo; Trendsetters & Brand Architecture; Identidade Corporativa; As diferenças; Posicionamento e Marcas de Moda; Visita MUDE - Museu do Design; Os Fotógrafos; Introdução ao Photoshop e Illustrator.


    04 . STYLING E PRODUÇÃO DE MODA


    Styling e criação coordenados em moda; Passos para a elaboração de um catalogo de moda.


    05 . MARKETING MIX E VARIÁVEIS DE MARKETING NO MERCADO

      O Produto e o seu ciclo de vida no mercado da moda; O Preço, critérios, legislação, políticas de preço e construção de preços em moda; A Distribuição, classificações e componentes da imagem de loja; Mix de comunicação no mercado da moda: As relações públicas, promoções, merchandising e vitrinismo, publicidade, marketing direto e web marketing.


      06 . PLANO DE COMUNICAÇÃO


      As diferentes fases para a elaboração de um plano de comunicação de moda.


      07 . NEGÓCIOS DE MODA

        O Perfil de um Empreendedor; Plano de Negócio vs Modelo de Negócio; A Identidade Corporativa.; Ida a uma incubadora/aceleradora de startups; The Elevator Pitch; O que é o Coworking; Planear com Prioridades e Timings; A minha ideia de negócio é viável?.


        Objetivos do Curso


        - Dotar no aluno a capacidade de definir o conceito de marketing no mercado da moda enquanto filosofia de gestão, reconhecer a sua importância na comunicação do produto, satisfação do cliente e no incremento das vendas e criar um plano de comunicação em moda.


        - Reconhecer o Marketing como ferramenta fundamental no mercado da Moda;

        - Conhecer o consumidor e o seu comportamento efetivo;

        - Criar uma marca de moda e o seu posicionamento no mercado em relação aos concorrentes.

        - Estudar o produto e saber a forma como deve ser levado até ao consumidor no que respeita a preço, e forma de distribuição (loja, multimarca, e-commerce, etc)

        - Criar e produzir um catalogo de moda;

        - Elaborar um plano de comunicação em coerência com as necessidades do consumidor e que leve ao sucesso do produto e da marca.


        Destinatários


        Designers no ativo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidactas que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de marketing para a indústria de moda. Este curso destina-se também a designers independentes que queiram aprofundar diferentes áreas do projecto em Marketing de moda, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes do mercado da moda. Abrange também ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do setor industrial que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

        sobre nós

        Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
        Saber mais

        Newsletter

        Contactos

        Lisboa
        Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
        1990-208 Lisboa - Portugal

        Móvel: +351 916 360 050
        Telefone: +351 216 028 334
        Email: cursos.design@lsd.pt

        Porto
        Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
        4200-132 Porto - Portugal

        Móvel: +351 966 107 988
        Telefone: +351 224 039 712
        Email: cursos.design@lsd.pt

        Como chegar