Ateliers
  • Lisboa: 2 de Março 2017
  • 3ª e 5ª - Manhã
  • 120 horas
  • 6x 233€ + 100 euros inscrição

COORDENADOR

Marta Viegas
Pós-graduada em Comunicação integrada de marketing pelo IADE- Escola Superior de Marketing e Publicidade, onde também frequentou a Especialização em Publicidade.
Saber mais...

Vídeos

Marketing de Moda


Acerca do curso

O Mercado da moda vive sob o poder das marcas, estas mais do que identificar um produto representam um estilo de vida. Nessa perspectiva, a moda hoje propõe comportamentos, atitudes, pensamentos, que são partilhados por grupos de consumidores que se identificam com os estilos de vida que ela define. Num mercado tão concorrencial como o da moda em que as marcas desempenham um papel decisivo nas opções de compra por parte do consumidor, uma boa estratégia de marketing torna-se fundamental para o sucesso. É necessário compreender o consumidor de moda, identifica-lo e saber quais as suas motivações de forma a posicionar a marca e criar campanhas de comunicação que atinjam o consumidor certo e que passem a mensagem certa e diferenciada. Nesse contexto, as especificidades da moda, o consumidor, o ciclo de vida dos produtos de tendência e o domínio das marcas são temas que exigem para o profissional que actua neste mercado um conhecimento de marketing especifico.


Programa

01 . MARKETING NO MERCADO DA MODA

    Introdução ao tema; Fundamentos do marketing e a sua história; Definição de marketing, seu enquadramento e conceitos base; Relação entre a Moda e o Marketing, definição de marketing de moda; O mercado, seus componentes e o estudo de mercado; Definição de mercado da moda e seus intervenientes; A segmentação de mercado e os critérios de segmentação.


    02 . CONSUMIDOR DE MODA

    A análise do consumidor; Perfil de consumidor; Comportamento do consumidor.

    03 . BRANDING. A MODA TRANSFORMADA EM MARCA.

      O que é uma marca?; Como definir uma marca; Brand Name & Logotipo; Trendsetters & Brand Architecture; Identidade Corporativa; As diferenças; Posicionamento e Marcas de Moda; Visita MUDE - Museu do Design; Os Fotógrafos; Introdução ao Photoshop e Illustrator.


      04 . STYLING E PRODUÇÃO DE MODA


      Styling e criação coordenados em moda; Passos para a elaboração de um catalogo de moda.


      05 . MARKETING MIX E VARIÁVEIS DE MARKETING NO MERCADO

        O Produto e o seu ciclo de vida no mercado da moda; O Preço, critérios, legislação, políticas de preço e construção de preços em moda; A Distribuição, classificações e componentes da imagem de loja; Mix de comunicação no mercado da moda: As relações públicas, promoções, merchandising e vitrinismo, publicidade, marketing direto e web marketing.


        06 . PLANO DE COMUNICAÇÃO


        As diferentes fases para a elaboração de um plano de comunicação de moda.


        07 . NEGÓCIOS DE MODA

          O Perfil de um Empreendedor; Plano de Negócio vs Modelo de Negócio; A Identidade Corporativa.; Ida a uma incubadora/aceleradora de startups; The Elevator Pitch; O que é o Coworking; Planear com Prioridades e Timings; A minha ideia de negócio é viável?.


          Objetivos do Curso


          - Dotar no aluno a capacidade de definir o conceito de marketing no mercado da moda enquanto filosofia de gestão, reconhecer a sua importância na comunicação do produto, satisfação do cliente e no incremento das vendas e criar um plano de comunicação em moda.


          - Reconhecer o Marketing como ferramenta fundamental no mercado da Moda;

          - Conhecer o consumidor e o seu comportamento efetivo;

          - Criar uma marca de moda e o seu posicionamento no mercado em relação aos concorrentes.

          - Estudar o produto e saber a forma como deve ser levado até ao consumidor no que respeita a preço, e forma de distribuição (loja, multimarca, e-commerce, etc)

          - Criar e produzir um catalogo de moda;

          - Elaborar um plano de comunicação em coerência com as necessidades do consumidor e que leve ao sucesso do produto e da marca.


          Público-alvo


          Designers no activo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidactas que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de marketing para a indústria de moda. Este curso destina-se também a designers independentes que queiram aprofundar diferentes áreas do projecto em Marketing de moda, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes do mercado da moda. Abrange também ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do sector industrial que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

          sobre nós

          Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
          Saber mais

          Newsletter

          Contactos

          Lisboa
          Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
          1990-208 Lisboa - Portugal

          Móvel: +351 916 360 050
          Telefone: +351 216 028 334
          Email: cursos.design@lsd.pt

          Porto
          Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
          4200-132 Porto - Portugal

          Móvel: +351 966 107 988
          Telefone: +351 224 039 712
          Email: cursos.design@lsd.pt

          Como chegar