Cursos de Especialização
  • Lisboa: 1 Março a 26 Junho
  • Porto: 14 Fevereiro a 2 Maio
  • Lisboa: 3ª e 5ª - Pós-laboral
  • Porto: 2ª, 4ª e 6ª - Pós-laboral
  • 120 horas
  • 5x 280€ + inscrição 100€
  • Pronto pagamento: 1260€ (inclui 10% desc.)
  • 50% desc. na inscrição até 30Nov

Design Editorial

Acerca do curso

O aparecimento dos computadores pessoais de auto-edição e, mais recentemente, o desenvolvimento da Internet disseminaram o acesso à utilização de fontes e ao manuseamento dos tipos.

A Tipografia e o Design Editorial têm, por competência, a estruturação e organização da linguagem visual. Ao desenho de tipos de letra cabe a criação das unidades que devem organizar esta linguagem.

O uso da tipografia deverá ter em conta dois aspectos: - o primeiro, ocupa-se do estilo que varia segundo a época e lugar, desenhador e cliente. - o segundo, prende-se com questões práticas tais como legibilidade, escala e formato que constituem a preocupação dominante dos dois módulos  em proposta.


O desenho da forma do tipo e a tipografia são orientados de modo a transmitir uma mensagem, colocando firmemente a tipografia como base de uma disciplina mais ampla: o Design Editorial.


Programa

01 . MÓDULO DE TIPOGRAFIA

01. Definição: introdução; O que é a tipografia?

02. Função e Forma: A linguagem; O sistema oral e o sistema escrito; A gramática; O léxico; Teorias da comunicação; O alfabeto; Letras em caixa alta e caixa baixa.

03 – Criação e Desenho: O tipo de letra e a sua classificação; A composição tipográfica; O desenho de tipos de letra em formato digital.

04. Ferramentas Digitais: Adobe Illustrator e Adobe InDesign.

05. Projecto #01


02 . MÓDULO DE DESIGN EDITORIAL

06. Definição: Introdução; O Que é o Design Editorial?

07. Editorial, Conceito e Ideia.

08. Objecto, Estrutura e Navegação

09. Tipografia, Layout e Grelha

10. Capa e Linguagem Visual

11. Ferramentas Digitais: Adobe Photoshop e Adobe Indesign.

12. Projecto #02


Objetivos do Curso


- Propor uma aprendizagem abrangente nas matérias fundamentais do design editorial.

- Proporcionar uma ampla e completa aprendizagem de matérias essenciais tais como processos criativos, exploração de conceitos e metodologias projetuais e desenvolver no aluno as competências criativas associadas à prática profissional.

- Dotar o aluno de conhecimento das ferramentas digitais necessárias para que possa produzir ideias e materializá-las através softwares abordados.


Metodologia


Pretende-se transmitir ensinamentos úteis e indispensáveis bem como uma boa fonte de informação concisa de modo prático e aberto, não dogmático.


Saídas Profissionais

Este curso destina-se a designers no activo, estudantes universitários e recém-licenciados e a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências nas diferentes áreas do design editorial.

Este curso destinam-se também a ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do sector que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
Saber mais

Newsletter

Contactos

Lisboa
Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
1990-208 Lisboa - Portugal

Móvel: +351 916 360 050
Telefone: +351 216 028 334
Email: cursos.design@lsd.pt

Porto
Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
4200-132 Porto - Portugal

Móvel: +351 966 107 988
Telefone: +351 224 039 712
Email: cursos.design@lsd.pt

Como chegar