Ateliers
  • Lisboa: 20 de Fevereiro 2017
  • 2ª, 4ª e 6ª (Pós-laboral)
  • 75 horas
  • 3x 299€ + 100 euros inscrição

Visual Merchandising & Retail


Acerca do curso

Todos nós já nos perguntámos porque razão entramos numa loja para comprar algo específico e saímos satisfeitos comprando algo diferente, mesmo que ninguém nos tenha influenciado para tal. Isto é Visual Merchandising e Retail Design. Um conjunto de técnicas que influenciam as decisões no ponto de venda e o modo como as vivenciamos.

O atelier de Visual Merchandising e Retail Design tem como objetivo esclarecer estas duas grandes áreas e respetiva colaboração. Os conteúdos deste atelier serão apresentados de uma forma dinâmica e focada na atualidade e no futuro do comércio, tendo sempre em consideração uma abordagem criativa, prática e orientada para as reais necessidades dos profissionais do comércio a retalho.

Esta formação pretende proporcionar as melhores experiências na primeira pessoa aos formandos e consequentemente aos consumidores.


Programa

01 . O QUE É O VISUAL MERCHANDISING

Evolução do visual merchandising e dos pontos de venda; As áreas de influência; O ponto de vista do consumidor;


02 . OUTDOOR

O produto; O cliente; A comunicação; Outros aspetos.


03 . INDOOR

O ponto de contacto; A compra; Os 5 sentidos; O design; Elementos da exposição; Elementos do visual merchandising; Técnicas de exposição e vitrinismo; Visita de estudo a Centro Comercial; Apresentação dos resultados da visita de estudo; Visita a agência especializada em ações no ponto de venda.


04 . UM NOVO ESPAÇO

O buy-o-logy; Novas estratégias para o ponto de venda; Visão sobre o futuro do comércio; Projetar um novo ponto de venda; Narrativa do design; O papel do designer; 3D Design: espaço e mobiliário; Comunicação gráfica: corporativa e promocional; Audiovisuais e Interatividade; Eventos; Metodologia Projetual; Case-studies: análise de conceitos transversais às várias áreas do design; Exercício prático: elaboração de um novo conceito (moodboard).


05 . PROJETO FINAL

Acompanhamento ao projeto final; Variáveis do Retail Design; O produto, o cliente, o ponto de venda e os serviços associados; Parte visível/invisível Apresentação do projeto final.


Objetivos do Curso


- Dotar os formandos de critérios e capacidades de análise para a implementação de exposições no ponto de venda;

- Fomentar a criatividade, acções em momentos de compras perfeitas e óptimas experiências aos consumidores.


Destinatários

Estudantes e profissionais (gerentes de loja, vitrinistas, comerciais, decoradores, designers de moda e interiores, estilistas, profissionais na área de produção de moda) que desejem exercer funções associadas à exposição de produtos no comércio a retalho.


sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
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