Cursos de Especialização
  • Lisboa: 4 de Fevereiro / 2ªf e 4ªf - Pós-laboral
  • Porto: 6 de Março / 2ªf e 4ªf - Tarde
  • 120h
  • 5x 280€ + inscrição
  • 1260€ (com 10% desconto a pronto pag.) + insc.

Design Editorial

- ACERCA DO CURSO -

A criação e disseminação de conteúdo editorial tornou-se prática corrente e necessária à criação de notoriedade e presença de mercado das principais marcas e empresas. Além da qualidade e relevância do conteúdo, a componente visual é um factor predominante na captação da atenção do público-alvo. O Designer Editorial surge assim como um elemento-chave na organização da informação para os meios editoriais, sejam eles impressos ou digitais.

O curso de Design Editorial encontra-se dividido em dois grandes módulos, sendo o primeiro focado na disciplina de Tipografia e o segundo na de Design Editorial. No módulo de Tipografia os formandos irão analisar a função e forma da linguagem, diversos tipos de comunicação e desenhar diversos tipos de letra em formato digital, recorrendo a ferramentas como Adobe Illustrator e Indesign. No segundo módulo, dedicado ao Design Editorial serão analisados os principais conceitos teóricos ao nível editorial, layout e navegação, grelha, entre outros. Em ambos os módulos os formandos irão realizar um projeto final onde irão por em prática todos os conhecimentos adquiridos.


- PROGRAMA -

01 . MÓDULO DE TIPOGRAFIA

Definição: introdução; O que é a tipografia?; Função e Forma: A linguagem; O sistema oral e o sistema escrito; A gramática; O léxico; Teorias da comunicação; O alfabeto; Letras em caixa alta e caixa baixa; Criação e Desenho: O tipo de letra e a sua classificação; A composição tipográfica; O desenho de tipos de letra em formato digital; Ferramentas Digitais: Adobe Illustrator e Adobe InDesign; Projecto #01


02 . MÓDULO DE DESIGN EDITORIAL

Definição: Introdução; O Que é o Design Editorial?; Editorial, Conceito e Ideia; Objecto, Estrutura e Navegação; Tipografia, Layout e Grelha; Capa e Linguagem Visual; Ferramentas Digitais: Adobe Photoshop e Adobe Indesign; Projecto #02


- OBJETIVOS -


No final do curso o aluno deverá ficar apto a:

- Conhecer de uma forma abrangente as matérias fundamentais do design editorial.

- Entender matérias essenciais tais como processos criativos, exploração de conceitos e metodologias projetuais e desenvolver no aluno as competências criativas associadas à prática profissional.

- Trabalhar com as ferramentas digitais necessárias para que possa produzir ideias e materializá-las através softwares abordados.


- DESTINATÁRIOS -

Este curso destina-se a profissionais do sector, recém-licenciados e todos aqueles que pretendam aprofundar conhecimentos ao nível do Design Editorial. É adequado a profissionais que pretendam trabalhar em Ateliers de Design, Agências de Publicidade ou outras empresas do sector.

Abrange também empresas e negócios do sector que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores..

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
Saber mais

Newsletter

Contactos

Lisboa
Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
1990-208 Lisboa - Portugal

Móvel: +351 916 360 050
Telefone: +351 216 028 334
Email: cursos.design@lsd.pt

Porto
Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
4200-132 Porto - Portugal

Móvel: +351 966 107 988
Telefone: +351 224 039 712
Email: cursos.design@lsd.pt

Como chegar