Cursos de Especialização
  • Lisboa: 8 de Março / 6ªf - Manhã e Tarde
  • Porto: 6 de Março / 2ªf e 4ªf - Pós-laboral
  • 120 horas / 3 meses
  • 5x 280€ + inscrição
  • 1260€ (inclui 10% desconto a pronto pag.) + insc.

Modelagem

Acerca do curso

Do ponto de vista do consumidor final, o sucesso de uma peça de vestuário é geralmente associado unicamente ao seu design e vestibilidade, ignorando a multiplicidade de processos e intervenientes que ocorrem a montante. Na realidade, os moldes de vestuário são cruciais para garantir estes factores, assumindo o Designer de Moldes um papel fundamental na criação de peças de roupa.

O Design de Moldes surge como um dos primeiros passos no desenvolvimento de vestuário, estabelecendo a ponte entre a visão do Designer de Moda e a linha de produção. É atualmente um processo técnico altamente qualificado, possibilitando a materialização de tecidos (planos bidimensionais) em peças de vestuário tridimensionais que se adaptam perfeitamente ao corpo humano.

O curso de Design de Modelagem proporciona ao aluno a aprendizagem da construção de vários moldes base de vestuário (saia, calça e corpo); da aplicação de técnicas de transformação do molde base; da gradação/escalonamento do molde base; da montagem e confecção de protótipos de modelagem.


Programa

01 . CONCEITOS E TEORIA DO DESIGN

Introdução ao Design de Moldes; Conceitos básicos de modelagem; Ferramentas e materiais; Formas anatómicas do corpo humano, medidas e tabelas de medidas; Fichas técnicas; Planificação e corte de tecido.


02 . TÉCNICAS DE MONTAGEM E CONFEÇÃO DE VESTUÁRIO

Máquinas de costura; Tipo de pontos; Enfiamento da máquina; Tipos de costura; Exercícios práticos.


03 . MODELAGEM DE SAIAS

Construção da base da saia; Transformação da base da saia; Saia evasé; Saia assimétrica; Saia-calça; Corte e confeção de uma peça a definir.


04 . MODELAGEM DE CALÇAS

Construção da base de calça; Transformação da base de calça; Modelo de calça com prega; Modelo de calça jeans; Modelo de bermudas; Corte e confeção de uma peça a definir.


05 . MODELAGEM DE CORPO COM PINÇAS

Construção da base de corpo; Construção da manga; Transformação da base de corpo; Modelo de camisa; Modelo de vestido; Corte e confeção de duas peças a definir (16h)


Objetivos do Curso


No final do curso o aluno deverá ficar apto a:

- Construir o molde base da saia e aplicar as técnicas de transformação;

- Construir o molde base da calça e aplicar as técnicas de transformação;

- Construir o molde base do top e aplicar as técnicas de transformação para blusas e vestidos;

- Entendendo a complexidade da função do Designer de Moldes, o curso conta com um laboratório composto por máquinas de costura (ponto direito e corte e cose) para aulas de costura e bustos, onde os alunos aprendem técnicas de montagem do vestuário, conhecimento fundamental para a execução do processo de modelagem.


Destinatários

Este curso destina-se a todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos de modelação de vestuário feminino. É adequado a profissionais que pretendam trabalhar na indústria de moda, ateliers de design ou mesmo lançar a sua própria marca de vestuário. Abrange também empresas e negócios do sector que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
Saber mais

Newsletter

Contactos

Lisboa
Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
1990-208 Lisboa - Portugal

Móvel: +351 916 360 050
Telefone: +351 216 028 334
Email: cursos.design@lsd.pt

Porto
Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
4200-132 Porto - Portugal

Móvel: +351 966 107 988
Telefone: +351 224 039 712
Email: cursos.design@lsd.pt

Como chegar