Cursos de Especialização
  • Lisboa: 6 de Março / 2ª, 4ª e 6ªf (Pós-laboral)
  • Porto: 6 de Março / 2ª, 4ª e 6ªf (Pós-laboral)
  • 80h
  • 3x 315€ + inscrição
  • 850,50€ (com 10% desconto a pronto pag.) + insc.

Visual Merchandising & Retail

- ACERCA DO CURSO -

As novas tecnologias, crescentes exigências dos consumidores e saturação dos mercados, têm vindo a colocar pressões crescentes sobre o sector do retalho. A multiplicação das formas de contacto com o cliente e a integração do digital no nosso quotidiano, promovem uma necessidade de reinvenção dos pontos de venda físicos como os conhecemos. Mais do que a simples oferta de produto, estes espaços têm que se tornar pontos de experiência, aliados a um forte conceito de storytelling que se materializa quer no físico quer no digital.


O Visual Merchandising surge como ferramenta crucial para auxiliar esta narrativa e diferencial das marcas. Pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm influência direta na experiência e tomada de decisão do consumidor ao visitar um ponto de venda. O estudo do espaço ao nível de percursos preferenciais, disposição de produto em loja, displays, vitrinismo, conjugação de cores, etc. são elementos fundamentais na forma como os consumidores experienciam a sua visita.


Este curso propõe, além dos fundamentos teórico-práticos fundamentais de Visual Mechandising e do processo de compra, uma reflexão sobre a atualidade e futuro do retalho, combinando uma abordagem prática e adaptada à realidade, com uma vertente criativa onde se procura pensar a loja do futuro.


- PROGRAMA -

01 . O QUE É O VISUAL MERCHANDISING

Evolução do visual merchandising e dos pontos de venda; As áreas de influência; O ponto de vista do consumidor;


02 . OUTDOOR

O produto; O cliente; A comunicação; Outros aspetos.


03 . INDOOR

O ponto de contacto; A compra; Os 5 sentidos; O design; Elementos da exposição; Elementos do visual merchandising; Técnicas de exposição e vitrinismo; Visita de estudo a Centro Comercial; Apresentação dos resultados da visita de estudo; Visita a agência especializada em ações no ponto de venda.


04 . UM NOVO ESPAÇO

O buy-o-logy; Novas estratégias para o ponto de venda; Visão sobre o futuro do comércio; Projetar um novo ponto de venda; Narrativa do design; O papel do designer; 3D Design: espaço e mobiliário; Comunicação gráfica: corporativa e promocional; Audiovisuais e Interatividade; Eventos; Metodologia Projetual; Case-studies: análise de conceitos transversais às várias áreas do design; Exercício prático: elaboração de um novo conceito (moodboard).


05 . PROJETO FINAL

Acompanhamento ao projeto final; Variáveis do Retail Design; O produto, o cliente, o ponto de venda e os serviços associados; Parte visível/invisível Apresentação do projeto final.


- OBJETIVOS -


No final do curso o aluno deverá ficar apto a:

- Entender os critérios e capacidades de análise para a implementação de exposições no ponto de venda;

- Sabe usar a criatividade no desenvolvimento de acções que criem momentos de compras perfeitos e óptimas experiências aos consumidores.


- DESTINATÁRIOS -

Este curso destina-se a lojistas que pretendam adquirir novas competências para reforço curricular com vista ao desempenho de ovas funções, proprietários de lojas que pretendam optimizar o interior com vista a melhorar o desempenho comercial/vendas, designers/arquitetos que pretendam adquirir conhecimentos com vista ao desenvolvimento de projetos para interiores de espaços comerciais, autodidatas/interessados na área de visual merchandising que pretendam iniciar uma carreira nesta área e vitrinistas que pretendam alargar a sua área de atuação/intervenção nos espaços comerciais onde trabalham.

Abrange também empresas e negócios do sector do retalho que pretendam apostar na formação dos seus colaboradores.


sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
Saber mais

Newsletter

Contactos

Lisboa
Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
1990-208 Lisboa - Portugal

Móvel: +351 916 360 050
Telefone: +351 216 028 334
Email: cursos.design@lsd.pt

Porto
Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
4200-132 Porto - Portugal

Móvel: +351 966 107 988
Telefone: +351 224 039 712
Email: cursos.design@lsd.pt

Como chegar