80H

Visual Merchandising & Retail Design

LISBOA
10 Fevereiro :: 2ª, 5ª e 6ª feira :: das 19h às 22h
PORTO
18 Fevereiro :: 3ª e 5ª feira :: das 18:30h às 22:30h
VALOR
€ 880 (inclui € 80,00 de desconto P.P.) ou 3 x € 320,00
INSCRIÇÃO
€ 50,00 (inclui € 50,00 de desconto até 30 Novembro)

Acerca do curso

Visual Merchandising pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm influência direta na experiência e tomada de decisão do consumidor ao visitar um ponto de venda.
Ferramenta crucial para auxiliar na narrativa e diferenciação das marcas, o Visual Merchandising surge como o estudo de todos os elementos fundamentais na forma como os consumidores experienciam a sua visita, nomeadamente: percursos preferenciais, disposição de produto em loja, displays, vitrinismo e conjugação de cores.
curso de Visual Merchandising & Retail propõe, além dos fundamentos teórico-práticos fundamentais de Visual Mechandising e do processo de compra, uma reflexão sobre a atualidade e futuro do retalho, combinando uma abordagem prática e adaptada à realidade, com uma vertente criativa onde se procura pensar a loja do futuro.
 
O papel do Visual Merchandiser é cada vez mais relevante devido à multiplicação das formas de contacto com o cliente e a integração do digital no nosso quotidiano, factos que promovem a necessidade da total reinvenção dos pontos de venda físicos como os conhecemos.
 
As novas tecnologias, as crescentes exigências dos consumidores e a saturação dos mercados, têm vindo a colocar pressões crescentes sobre o sector do retalho. Mais do que a simples oferta de produto, os espaços comerciais têm que se tornar pontos de experiência, aliados a um forte conceito de storytelling que se materializa no físico e se articula com o digital.

Objectivos

No final do curso de Visual Merchandising & Retail o aluno deverá ficar apto a:

- Entender os critérios e capacidades de análise para a implementação de exposições no ponto de venda;

- Saber usar a criatividade no desenvolvimento de acções que criem momentos de compras perfeitos e óptimas experiências aos consumidores.

Destinatários

curso de Visual Merchandising & Retail destina-se a:
 
- Lojistas que pretendam adquirir novas competências para reforço curricular com vista ao desempenho de novas funções;
 
- Proprietários de lojas que pretendam optimizar o interior com vista a melhorar o desempenho comercial/vendas;
 
- Designers/Arquitetos que pretendam adquirir conhecimentos com vista ao desenvolvimento de projetos para interiores de espaços comerciais;
 
- Autodidatas/interessados na área de visual merchandising que pretendam iniciar uma carreira nesta area;
- Vitrinistas que pretendam alargar a sua área de atuação/intervenção nos espaços comerciais onde trabalham;
 
- Empresas e negócios do sector do retalho que pretendam apostar na formação dos s

Cursos



Programa

01.
O QUE É O VISUAL MERCHANDISING


Evolução do visual merchandising e dos pontos de venda; As áreas de influência; O ponto de vista do consumidor;

02.
OUTDOOR


O produto; O cliente; A comunicação; Outros aspetos.



03.
INDOOR


O ponto de contacto; A compra; Os 5 sentidos; O design; Elementos da exposição; Elementos do visual merchandising; Técnicas de exposição e vitrinismo; Visita de estudo a Centro Comercial; Apresentação dos resultados da visita de estudo; Visita a agência especializada em ações no ponto de venda.



04.
UM NOVO ESPAÇO


O buy-o-logy; Novas estratégias para o ponto de venda; Visão sobre o futuro do comércio; Projetar um novo ponto de venda; Narrativa do design; O papel do designer; 3D Design: espaço e mobiliário; Comunicação gráfica: corporativa e promocional; Audiovisuais e Interatividade; Eventos; Metodologia Projetual; Case-studies: análise de conceitos transversais às várias áreas do design; Exercício prático: elaboração de um novo conceito (moodboard).



05.
PROJETO FINAL


Acompanhamento ao projeto final; Variáveis do Retail Design; O produto, o cliente, o ponto de venda e os serviços associados; Parte visível/invisível Apresentação do projeto final.

voltar

Informação Complementar
Manuel Rita Roque
Manuel Rita Roque
Visual Merchandising & Retail Design
Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Visual Merchandising & Retail Design
André Bernardo
André Bernardo
Design Interiores
Barbara Arita
Barbara Arita
Design Mobiliário
Diana Roque
Diana Roque
Design Interiores
Luciane Veiga
Luciane Veiga
Design Interiores
Joana Bento
Joana Bento
Motion Design
Nidia Rodrigues
Nidia Rodrigues
Design de Calçado
Pedro Maçana e Daniel Gonçalves
Pedro Maçana e Daniel Gonçalves
Design de Calçado
Andre Costa_Paralelo
Andre Costa_Paralelo
Design Mobiliário

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos 63 1.1
1990-208 Lisboa, Portugal

Móvel +351 916 360 050
Telefone +351 216 028 334
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR

PORTO

Mercado do Bom Sucesso Piso 2, E4
4200-132 Porto, Portugal

Móvel +351 966 107 988
Telefone +351 224 039 712
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR