288H

Design
de Moda

LISBOA
3ª e 5ª (Manhã, Tarde ou Noite) :: 24 Setembro 2019
Sábado (9h-18h) ::  21 Setembro 2019

PORTO
3ª e 5ª (Manhã, Tarde ou Noite) :: 26 Setembro 2019
Sábado (9h-18h) :: 21 Setembro 2019

VALOR
€ 2797,20 (inclui 10% de desconto P.P.) ou 12 x € 259,00 

INSCRIÇÃO
€ 200,00 (desconto de € 50,00 para inscrições até 31 Julho)

Acerca do curso
Objetivos

O curso de Design de Moda da Lisbon School of Design pretende fomentar a criatividade e o domínio técnico em todas as fases de desenvolvimento de produtos de moda, tendo em conta as tendências de moda internacionais, os padrões de qualidade e as condicionantes técnicas do processo produtivo para a indústria de moda.

Para fazer face às actuais necessidades e oportunidades criadas pelo setor do Vestuário e Confeção, a LSD focaliza o seu ensino numa forte componente prática, tendo por base um programa formativo completo, com recurso a planos de estudo teórico-práticos rigorosamente estruturados.

Num mercado em constante mutação e cada vez mais exigente, a Moda é um dos grandes fenómenos sociais e comerciais no século XXI.

Neste enquadramento, o Design de Moda posiciona-se como uma atividade complexa e colaborativa, assumindo um caráter multi e transdisciplinar, na perspetiva de desenvolver produtos inovadores, de qualidade, que acrescentem valor à fruição estética, emocional e funcional dos utilizadores.



Saídas Profissionais
Destinatários

O curso de Design de Moda irá fornecer competências para todos aqueles que se pretendam estabelecer profissionalmente como Designers de Moda de diversas formas, assim como:

- Empresário por conta-própria, que pretendam criar uma Marca e comercializar as sua próprias coleções;

- Designer em empresas de moda e ateliês;

- Desenvolver atividades de promoção das coleções de vestuário;

- Estudantes universitários e recém-licenciados;

- Designers no ativo e/ou autodidatas que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de design de moda.


A frequência do curso de Design de Moda irá também capacitar os formandos de poderem exercer funções de:

Coolhunter, (pesquisa e análise de tendências);
- Ilustrador de Moda;
- Stylist;
- Produtor de Moda;
- Consultor de Moda .

Programa
01.
PROCESSOS CRIATIVOS


Processos e metodologias aplicadas à construção do pensamento criativo. O Mercado e as tendências de Moda; fontes de inspiração, geração de ideias e criatividade.




02.
HISTÓRIA DO DESIGN DE MODA


Enquadramento e importância do Design de Moda no século XX e identificação da sua metodologia projetual.




03.
FERRAMENTAS DE REPRESENTAÇÃO MANUAL E DIGITAL


Técnicas de representação gráfica e de ilustração manual e digital aplicadas ao Design de Moda; desenho técnico e construção de ficha técnica para produção industrial.




04.
MATERIAIS E COR NO DESIGN


Noções de superfícies têxteis e das suas aplicações; exemplos de tecidos, não-tecido e malhas; noções de estamparia e acabamentos de superfícies têxteis; abordagem à Moda 3D; Teoria e Psicologia da cor; Criação de padrões.




05.
ESTRUTURA, CONFEÇÃO E MODELAGEM


Glossário do vestuário; noções de corte e estrutura das peças de vestuário exterior e interior (masculino e feminino); noções de medidas corporais e tabelas de medidas; principais técnicas de construção de peças; experimentação de volumes; modelagem plana.




06.
PLANEAMENTO / GESTÃO DE PRODUTO DE MODA


Styling – a comunicação pela imagem; processo criativo da construção e composição de imagens de moda. 

Marketing – o consumidor de Moda e a sua relação direta com o mercado e a indústria da moda; o ciclo de renovação de tendências e o domínio das marcas. A importância da marca. Ética profissional e Cálculo de Custos.




07.
PROJETO 1


Customização de peça; desenvolvimento de coordenado do segmento Mass-Market, Pronto-a-Vestir e Alta costura.




08.
PROJETO FINAL


Desenvolvimento de coleção de moda.




09.
PORTFÓLIO


Seleção dos projetos realizados durante o curso e organização de portfólio individual do aluno.




10.
SOFT SKILLS


Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.

- Visita de estudo a feira de materiais e tendências (extra cronograma);

- Visita de estudo a indústrias de confeção(extra cronograma);

-  Sessão fotográfica com peças da coleção desenvolvida.




Mauro Mina
Design Moda
Ana Filipa Néri
Design Moda
Eliquete Afonso
Design Moda
Catarina Marques
Design Moda
Catarina Valente
Design Moda
Miriam Fernandes
Design Moda

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