80H

Visual Merchandising
& Retail Design

LISBOA
2ª, 4ª e 6ª (Noite)  ::  9 Outubro 2019
 
PORTO
2ª e 4ª (Noite)  ::  9 Outubro 2019

VALOR
3 x € 315,00 

INSCRIÇÃO
€ 100,00
 

Acerca do curso

O Visual Merchandising pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm influência direta na experiência e tomada de decisão do consumidor ao visitar um ponto de venda.
Ferramenta crucial para auxiliar na narrativa e diferenciação das marcas, o Visual Merchandising surge como o estudo de todos os elementos fundamentais na forma como os consumidores experienciam a sua visita, nomeadamente: percursos preferenciais, disposição de produto em loja, displays, vitrinismo e conjugação de cores.
O curso de Visual Merchandising & Retail propõe, além dos fundamentos teórico-práticos fundamentais de Visual Mechandising e do processo de compra, uma reflexão sobre a atualidade e futuro do retalho, combinando uma abordagem prática e adaptada à realidade, com uma vertente criativa onde se procura pensar a loja do futuro.
 
O papel do Visual Merchandiser é cada vez mais relevante devido à multiplicação das formas de contacto com o cliente e a integração do digital no nosso quotidiano, factos que promovem a necessidade da total reinvenção dos pontos de venda físicos como os conhecemos.
 
As novas tecnologias, as crescentes exigências dos consumidores e a saturação dos mercados, têm vindo a colocar pressões crescentes sobre o sector do retalho. Mais do que a simples oferta de produto, os espaços comerciais têm que se tornar pontos de experiência, aliados a um forte conceito de storytelling que se materializa no físico e se articula com o digital.


Objectivos

No final do curso de Visual Merchandising & Retail o aluno deverá ficar apto a:

- Entender os critérios e capacidades de análise para a implementação de exposições no ponto de venda;

- Saber usar a criatividade no desenvolvimento de acções que criem momentos de compras perfeitos e óptimas experiências aos consumidores.

 
Destinatários

O curso de Visual Merchandising & Retail destina-se a:
 
- Lojistas que pretendam adquirir novas competências para reforço curricular com vista ao desempenho de novas funções;
 
- Proprietários de lojas que pretendam optimizar o interior com vista a melhorar o desempenho comercial/vendas;
 
- Designers/Arquitetos que pretendam adquirir conhecimentos com vista ao desenvolvimento de projetos para interiores de espaços comerciais;
 
- Autodidatas/interessados na área de visual merchandising que pretendam iniciar uma carreira nesta area;
- Vitrinistas que pretendam alargar a sua área de atuação/intervenção nos espaços comerciais onde trabalham;
 
- Empresas e negócios do sector do retalho que pretendam apostar na formação dos s

Programa
01.
O QUE É O VISUAL MERCHANDISING


Evolução do visual merchandising e dos pontos de venda; As áreas de influência; O ponto de vista do consumidor;




02.
OUTDOOR


O produto; O cliente; A comunicação; Outros aspetos.




03.
INDOOR


O ponto de contacto; A compra; Os 5 sentidos; O design; Elementos da exposição; Elementos do visual merchandising; Técnicas de exposição e vitrinismo; Visita de estudo a Centro Comercial; Apresentação dos resultados da visita de estudo; Visita a agência especializada em ações no ponto de venda.




04.
UM NOVO ESPAÇO


O buy-o-logy; Novas estratégias para o ponto de venda; Visão sobre o futuro do comércio; Projetar um novo ponto de venda; Narrativa do design; O papel do designer; 3D Design: espaço e mobiliário; Comunicação gráfica: corporativa e promocional; Audiovisuais e Interatividade; Eventos; Metodologia Projetual; Case-studies: análise de conceitos transversais às várias áreas do design; Exercício prático: elaboração de um novo conceito (moodboard).




05.
PROJETO FINAL


Acompanhamento ao projeto final; Variáveis do Retail Design; O produto, o cliente, o ponto de venda e os serviços associados; Parte visível/invisível Apresentação do projeto final.




Miriam Fernandes
Design Moda
Andre Costa_Paralelo
Design Mobiliário
Ana Raimundo
Web Design
Claudio_Oliveira
Animação 3D e Efeitos Visuais
Pedro Maçana e Daniel Gonçalves
Design de Calçado
Nidia Rodrigues
Design de Calçado
Diana Roque
Design Interiores
Catarina Marques
Design Moda
Mariana Costas
Design Gráfico
Diogo Massano
Web Design
Leonor Fonseca
Design Gráfico
Eliquete Afonso
Design Moda
Inês Martinho
Web Design
Carlota Santos
Web Design
Oscar Figueiredo
Design Interiores
Diana Duarte
Design Gráfico
Barbara Arita
Design Mobiliário
Gaspar Costa
Animação 3D e Efeitos Visuais
Adele Lages
Design Mobiliário
Marta Silva
Design de Calçado
Mauro Mina
Design Moda
Barbara Arita
Design Mobiliário
João Pinheiro
Animação 3D e Efeitos Visuais
Daniela Ferreira
Design Gráfico
Luciane Veiga
Design Interiores
Bárbara Sousa e Joana Pereira
Design de Calçado
André Bernardo
Design Interiores
Paulo Marques
Design Mobiliário
Tania Farinha
Web Design
Catarina Neiva Rosa
Design Gráfico
Joesley Mateus
Design Interiores
Ana Lago
Web Design
Tiago Viotty
Animação 3D e Efeitos Visuais
Adriana Leite
Design de Calçado
Ana Araújo
Design Gráfico
Dafne Oliveira
Design Mobiliário
Catarina Valente
Design Moda
Ana Filipa Néri
Design Moda
Ricardo Dias
Animação 3D e Efeitos Visuais

INFO CHAT

Estamos Offline
Por favor deixe-nos o seu nome e endereço de email, iremos contactá-lo brevemente. Obrigado