120H

Brand
Design

LISBOA
Janeiro 2020

PORTO
Janeiro 2020

Acerca do curso
 

O Brand Design é responsável pela criação da identidade visual e gráfica da marca, que está presente em todos os seus elementos de comunicação.

Uma estratégia de Branding é um plano bastante complexo e abrangente, que integra várias vertentes e é transversal à empresa que a detém. Além das diversas componentes de marketing, o Branding depende fortemente das decisões tomadas ao nível do Brand Design.

Perante a multiplicidade de ofertas de produtos e serviços existentes no Mercado, a criação de uma identidade de marca única, facilmente reconhecível e distinta dos restantes concorrentes é um factor critico de sucesso. Mais do que um mero veículo de identificação, a marca incorpora todo o conceito e universo associados a uma entidade corporativa e respectivos produtos. 

É a marca que materializa a mensagem e a narrativa, temas fundamentais numa era em que o Marketing se pauta pelo storytelling e pela criação de relações com os consumidores. As marcas são atualmente muito mais que o produto que comercializam: são detentoras de uma mensagem e lifestyle de tal forma poderosos, que os próprios consumidores se tornam seus promotores e defensores.

O programa do curso de Brand Design da LSD contempla quatro pontos distintos:

- Valores e Posicionamento de Marca
- Brand Visual Identity
- Brand Digital Identity
- Brand Copywriting


Objetivos
 

No final do curso de Brand Design o aluno deverá ficar apto a:

- Reconhecer os conceitos fundamentais do Brand Design;

- Desenvolver conceitos ao nível dos elementos gráficos (símbolos, siglas, logótipos, etc.);

- Desenvolver e explorar técnicas de materialização do conceito e universo da marca em elementos físicos;

- Desenvolver um pensamento estratégico na gestão de uma marca.



Destinatários


O curso de Brand Design destina-se a profissionais da área do design, marketing, comunicação e publicidade, bem como todos aqueles que pretendam aprofundar conhecimentos nesta área do design em particular.


 

Programa
01.
BRAND: VALORES E POSICIONAMENTO


O que é e como se pode definir uma marca; Abordagem conceptual: símbolo, logomarca, logotipo e nome; Importância das marcas: ambiente e Mercado; consumidor e cliente/usuário; e empresa e stakeholders; Percepção de valor; O valor da marca para a empresa e para o consumidor; Investigação e diagnósticos na construção de uma marca; Estratégia, identidade e posicionamento; Da identidade visual a imagem corporativa: reputação, estratégia e DNA de marca; Imagem institucional /corporativa; Design, marketing e comunicação; O valor expressivo da tipografia enquanto forma de comunicação não-verbal.




02.
BRAND VISUAL IDENTITY


As funções e o valores da imagem institucional tendo em conta a utilização de simbologias, cores tipografias e formas associadas à transmissão de uma filosofia de posicionamento no mercado; Simbologia da cor e da forma e o impacto no público; O valor 
da tipografia na construção gráfica de uma marca; A forma tipográfica, a cor e a forma como transmissão de uma sensação ou emoção; Construção de um plano de identidade integrado tendo em conta o posicionamento e contexto social e geográfico de utilização da marca; Construção de manual de normas e criação e normalização, estacionário, frota, aplicações efémeras, website, publicações institucionais, etc.




03.
BRAND DIGITAL IDENTITY


A marca nos meios digitais – Construção e compatibilização de plano de identidade; Elementos básicos de design e interação; A cor, a forma e a tipografia na web.




04.
BRAND COPYWRITING


A comunicação da Marcas; A definição do “tom de voz”; A produção de conteúdos para as mais diversas plataformas, quer offline, quer digitais.




Oscar Figueiredo
Design Interiores
Adele Lages
Design Mobiliário
Catarina Marques
Design Moda
Daniela Ferreira
Design Gráfico
Ana Filipa Néri
Design Moda
Carlota Santos
Web Design
Diogo Massano
Web Design
Diana Duarte
Design Gráfico
Ana Raimundo
Web Design
Miriam Fernandes
Design Moda
Ana Lago
Web Design
Barbara Arita
Design Mobiliário
João Pinheiro
Animação 3D e Efeitos Visuais
Inês Martinho
Web Design
Eliquete Afonso
Design Moda
Dafne Oliveira
Design Mobiliário
Andre Costa_Paralelo
Design Mobiliário
Mauro Mina
Design Moda
Barbara Arita
Design Mobiliário
Ana Araújo
Design Gráfico
Bárbara Sousa e Joana Pereira
Design de Calçado
Ricardo Dias
Animação 3D e Efeitos Visuais
Tania Farinha
Web Design
Marta Silva
Design de Calçado
Pedro Maçana e Daniel Gonçalves
Design de Calçado
Adriana Leite
Design de Calçado
Tiago Viotty
Animação 3D e Efeitos Visuais
Joesley Mateus
Design Interiores
Catarina Neiva Rosa
Design Gráfico
Nidia Rodrigues
Design de Calçado
Gaspar Costa
Animação 3D e Efeitos Visuais
Luciane Veiga
Design Interiores
André Bernardo
Design Interiores
Diana Roque
Design Interiores
Leonor Fonseca
Design Gráfico
Paulo Marques
Design Mobiliário
Catarina Valente
Design Moda
Claudio_Oliveira
Animação 3D e Efeitos Visuais
Mariana Costas
Design Gráfico

INFO CHAT

Estamos Offline
Por favor deixe-nos o seu nome e endereço de email, iremos contactá-lo brevemente. Obrigado