288H
Design
Gráfico
LISBOA
3ª e 5ª (Manhã) :: 24 Setembro 2019
2ª e 4ª (Tarde ou Noite) :: 23 Setembro 2019
Sábado (9h-18h) ::  21 Setembro 2019

PORTO
2ª e 4ª (Manhã, Tarde ou Noite) :: 25 Setembro 2019
Sábado (9h-18h) :: 21 Setembro 2019

VALOR
€ 2797,20 (inclui 10% de desconto P.P.) ou 12 x 259€ 
INSCRIÇÃO
€ 200,00 (desconto de € 50,00 para inscrições até 31 Julho)
 

Acerca do curso
Objetivos

O Design Gráfico é omnipresente: desde o acordar ao deitar, cruzamo-nos com milhares de estímulos visuais criados pelas diversas disciplinas do design gráfico… sem nos darmos conta.

O logótipo da pasta de dentes, a caixa de cereais, o jornal que acompanha o café da manhã, o bilhete do metro, o cartaz da exposição que acabou de estrear, o expositor de livros com o bestseller em destaque, a ementa do almoço, o embrulho do bolo para o lanche, a identidade da série televisiva do momento, a etiqueta da camisa, a imagem do novo restaurante da cidade - em todas estas situações, formas e funções são combinadas, através de mensagens relevantes e esteticamente sedutoras, com o objetivo de comunicar e estimular reações positivas nos consumidores.

O curso de Design Gráfico anual da LSD, que privilegia a compenente prática sem descurar a esencial base teórica, foi pensado para preparar os alunos para resolverem graficamente todos estes desafios no seu trabalho do dia-a-dia.

No curso de Design Gráfico, os alunos terão a oportunidade de aprender com formadores experientes e com créditos firmados no mercado e de aplicar os conhecimentos adquiridos respondendo a exercícios e desafios nas quatro áreas fundamentais do design gráfico: Brand, Editorial, Ponto de Venda e Publicidade.



Saídas Profissionais
Destinatários

O curso de Design Gráfico tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da conceção e maquetização de objetos gráficos bi e tridimensionais, através de meios eletrónicos, a que se associam também a conceção, o tratamento e a difusão da informação em suportes digitais.

Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em empresas nas áreas do design gráfico, multimédia e publicidade em ateliers de design, agências de design ou publicidade, assim como editoras e gráficas.


O curso de Design Gráfico destina-se a:

- Designers no ativo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidatas das artes projetuais que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de Design Gráfico;
- Designers independentes que queiram aprofundar diferentes áreas do projeto em Design, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes;
- Ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do setor industrial que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

 

Programa
01.
HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO


O nascimento e evolução do Design Gráfico.




02.
PROCESSOS CRIATIVOS


A criatividade como capacidade sistémica. Princípios, técnicas e actividade para fomentar o pensamento criativo.




03.
TIPOGRAFIA


Tipografia e o seu enquadramento histórico e na sociedade.




04.
GESTÃO DE PROJETO E PRODUÇÃO GRÁFICA


A gestão de projectos gráficos; a preparação de artes finais e a sua verificação; os sistemas de impressão e as técnicas de acabamento; a orçamentação de produtos gráficos; tipos de parceiros de produção a sua selecção.




05.
IDENTIDADE DESIGN


Introdução ao design de identidades visuais; O processo criativo em design de identidades: briefing, pesquisa, esquemas, solução final; Tipografia aplicada ao design de identidades; Universo visual e derivações da marca.




06.
DESIGN DE EMBALAGEM


A sua evolução ao longo da história; O seu papel na relação com o consumidor; A sua importância no contexto da identidade de uma marca e produtos; As suas características e materiais; A planificação, o cortante e os detalhes técnicos; O trabalho em aula.




07.
PUBLICIDADE E DIREÇÃO DE ARTE


Introdução à comunicação Publicitária; Conceitos e campanhas; Os princípios do design aplicados à publicidade: organização espacial, leitura e visibilidade, texto e imagem; Mensagem e direção de arte. 




08.
DESIGN EDITORIAL 


Definido inúmeras vezes como «Jornalismo Visual», a disciplina de Editorial Design introduz os discentes à arte de organizar informação de forma significante e acessível para o mercado editorial, equilibrando a função de interface e a expressão visual. Neste módulo pretende‐se que os alunos desenvolvam capacidades para estruturar com clareza a mensagem, dar expressão e personalidade ao conteúdo e atrair e reter a atenção dos leitores.




09.
PORTFÓLIO


Introdução à auto‐promoção; Comunicação de projetos; Plataformas de divulgação pessoal.




10.
SOFT SKILLS


Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.




Ana Araújo
Design Gráfico
Mariana Costas
Design Gráfico
Leonor Fonseca
Design Gráfico
Daniela Ferreira
Design Gráfico
Diana Duarte
Design Gráfico
Catarina Neiva Rosa
Design Gráfico

INFO CHAT

Estamos Offline
Por favor deixe-nos o seu nome e endereço de email, iremos contactá-lo brevemente. Obrigado