Com formação em Animação Sociocultural, o Sandro Canossa decidiu aos 28 anos seguir a área criativa que mais gostava: Moda. Fez vários cursos na LSD: Modelagem, Design de Moda e Marketing de Moda. Lançou a sua marca Sandro Bairro Studio. Aliou a sua experiência em Acção Social com jovens risco e hoje dá-lhes formação na área de confeção. Desenvolve figurinos para as marchas populares e não pára de investir na sua aprendizagem.
Por que escolheste a LSD e os teus cursos de Design de Moda, Marketing de Moda e Modelagem?
Escolhi a LSD quando tinha 28 anos. Na altura pareceu-me a opção mais rápida de aprender e seguir a área de que mais gosto. Além dos cursos de Design de Moda e Marketing de Moda, ainda fiz pelo meio os primeiros cursos de Modelagem (2020/21).
“O curso de Marketing de Moda ajudou-me bastante a perceber melhor o mercado e como fixar um valor no meu trabalho.”
Como foi a tua experiência? Partilha um momento que te tenha marcado.
A minha experiência na LSD foi muito enriquecedora e permitiu-me adquirir todo o conhecimento e a prática necessários para começar a trabalhar no ramo. Tive professores excelentes, como a prof.ª Isabel Marcos e o prof. Luis Santos que me deram todas as ferramentas para que pudesse iniciar e terminar um projeto da melhor forma. O Design de Moda permitiu-me descobrir onde é que queria posicionar-me no mercado. Quando achei que era o desenho e a ilustração, a prof.ª Helena Quinan mostrou-me o contrário e é na modelagem e confecção que me sinto realizado. Poder idealizar e tornar real um produto é algo bastante satisfatório e, por isso, decidi frequentar os primeiros cursos de modelagem na LSD.
Em 2024, decidi fazer Marketing de Moda e ajudou-me bastante a perceber melhor o mercado e como fixar um valor no meu trabalho. Agradeço à prof.ª Marta Cordeiro que me incentivou sempre a ir mais longe e a pensar fora da caixa.
Tenho dois momentos marcantes na LSD que me acompanham até hoje: o primeiro momento foi com o projeto final do curso de Design de Moda que coincidiu com uma altura de muito trabalho a nível profissional. No dia da sessão fotográfica, não tinha os coordenados terminados e estive quase para desistir de fazer a sessão. Mas uns colegas espectaculares incentivaram-me a comparecer e terminámos os coordenados no momento. No final de todo aquele stress, conseguimos respirar de alívio e com o sentido de dever cumprido e felizes por termos chegado até ao fim. O segundo momento foi na aula de apresentação com a prof.ª Helena Quinan em que lhe disse que "não gostava de modelagem." No entanto, é o que faço hoje em dia. E uso muito este exemplo quando os meus alunos me dizem que não gostam de modelagem e confecção.

“O meu percurso na LSD foi crucial para finalmente poder exercer algo de que gosto muito.”
De que maneira é que os curso na LSD contribuiram para o teu atual percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
Atualmente, sou formador na área da confecção num centro de formação profissional para jovens em risco. É um grande desafio, uma vez que, ainda existe muito o estigma de que é uma área para pessoas com mais idade e para mulheres. Paralelamente, tenho o meu estúdio: Sandro Bairro Studio - projeto desenvolvido no curso de Marketing de Moda, onde faço os meus outros trabalhos, desde marchas populares - nas quais já colaboro como figurinista há três anos, vestidos de noiva, etc. O meu percurso na LSD foi crucial para finalmente poder exercer algo de que gosto muito. Sou muito grato a todos pelo que aprendi nos quatro cursos que fiz, porque me permitiu perceber e saber como me estabelecer no mercado.
“Excelentes profissionais que sempre demonstraram disponibilidade, cada um na sua área, para que terminasse cada curso com sucesso.”
Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém ainda com dúvidas na escolha do seu rumo?
Na minha opinião, o ponto mais forte da LSD é efetivamente ter um método de ensino muito prático, ajuda bastante na aquisição dos conhecimentos. Destaco a relação aluno-professor, muito próxima e descontraída sem perder o foco.
Ao longo dos últimos, quando me cruzo com pessoas com dúvidas sobre a formação a seguir, recomendo sempre a LSD precisamente porque sempre me senti em casa, pelos excelentes profissionais que sempre demonstraram disponibilidade, cada um na sua área, para que terminasse cada curso com sucesso.
Conhece mais sobre o trabalho do Sandro Canossa aqui.
