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Acerca do curso
O curso de Design de Moda da Lisbon School of Design pretende fomentar a criatividade e o domínio técnico em todas as fases de desenvolvimento de produtos de moda, tendo em conta as tendências de moda internacionais, os padrões de qualidade e as condicionantes técnicas do processo produtivo para a indústria de moda.
Para fazer face às actuais necessidades e oportunidades criadas pelo setor do Vestuário e Confeção, a LSD focaliza o seu ensino numa forte componente prática, tendo por base um programa formativo completo, com recurso a planos de estudo teórico-práticos rigorosamente estruturados.
Num mercado em constante mutação e cada vez mais exigente, a Moda é um dos grandes fenómenos sociais e comerciais no século XXI.
Neste enquadramento, o Design de Moda posiciona-se como uma atividade complexa e colaborativa, assumindo um caráter multi e transdisciplinar, na perspetiva de desenvolver produtos inovadores, de qualidade, que acrescentem valor à fruição estética, emocional e funcional dos utilizadores.
O curso de Design de Moda irá fornecer competências para todos aqueles que se pretendam estabelecer profissionalmente como Designers de Moda de diversas formas, assim como:
- Empresário por conta-própria, que pretendam criar uma Marca e comercializar as sua próprias coleções;
- Designer em empresas de moda e ateliês;
- Desenvolver atividades de promoção das coleções de vestuário;
- Estudantes universitários e recém-licenciados;
- Designers no ativo e/ou autodidatas que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de design de moda.
A frequência do curso de Design de Moda irá também capacitar os formandos de poderem exercer funções de:
- Coolhunter, (pesquisa e análise de tendências);
- Ilustrador de Moda;
- Stylist;
- Produtor de Moda;
- Consultor de Moda .
Programa
Processos e metodologias aplicadas à construção do pensamento criativo. O Mercado e as tendências de Moda; fontes de inspiração, geração de ideias e criatividade.
Enquadramento e importância do Design de Moda no século XX e identificação da sua metodologia projetual.
Técnicas de representação gráfica e de ilustração manual e digital aplicadas ao Design de Moda; desenho técnico e construção de ficha técnica para produção industrial.
Noções de superfícies têxteis e das suas aplicações; exemplos de tecidos, não-tecido e malhas; noções de estamparia e acabamentos de superfícies têxteis; abordagem à Moda 3D; Teoria e Psicologia da cor; Criação de padrões.
Glossário do vestuário; noções de corte e estrutura das peças de vestuário exterior e interior (masculino e feminino); noções de medidas corporais e tabelas de medidas; principais técnicas de construção de peças; experimentação de volumes; modelagem plana.
Styling – a comunicação pela imagem; processo criativo da construção e composição de imagens de moda.
Marketing – o consumidor de Moda e a sua relação direta com o mercado e a indústria da moda; o ciclo de renovação de tendências e o domínio das marcas. A importância da marca. Ética profissional e Cálculo de Custos.
Customização de peça; desenvolvimento de coordenado do segmento Mass-Market, Pronto-a-Vestir e Alta costura.
Desenvolvimento de coleção de moda.
Seleção dos projetos realizados durante o curso e organização de portfólio individual do aluno.
Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.
- Visita de estudo a feira de materiais e tendências (extra cronograma);
- Visita de estudo a indústrias de confeção(extra cronograma);
- Sessão fotográfica com peças da coleção desenvolvida.