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Animação 3D e Efeitos Visuais

Acerca do curso

O curso de Animação 3D e Efeitos Visuais da LSD  segue a linha de produção de um estúdio profissional, tornando a aprendizagem uma simulação de um projeto real.

O programa que engloba as fases de conceção, organização e direção de projeto, está estruturado de forma a preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, dotando-os dos conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento e implementação de projectos de animação e efeitos visuais.

Objetivos

O curso de Animação 3D e Efeitos Visuais irá fornecer as competências necessárias para todos os que pretendam enveredar pela área de desenvolvimento de conteúdos 3D para televisão, cinema, web, game design, ilustração, arquitetura, publicidade, visualização científica, etc.

Destinatários

Com uma abordagem geral, o curso de Animação 3D e Efeitos Visuais é indicado para todos os que queiram iniciar uma carreira profissional em animação tridimensional, direcionada para produção de filmes, produções multimédia, game design, assim como designers, ilustradores e arquitetos que pretendam incorporar esta poderosa ferramenta no seu workflow.

Cursos



Programa

01.
LINGUAGEM AUDIOVISUAL, SKETCHING E STORYBOARD


a) Linguagem audiovisual

Introdução a alguns conceitos de cinema digital, posicionamento e enquadramento da câmara, estilos visuais e a sua utilização.

b) Sketching e storyboard

Técnicas para criar e passar histórias para o papel; Criar esboços de personagens, suas poses e expressões, e projetar os cenários onde se desenrolará a ação, recorrendo a métodos mais tradicionais de desenho manual, essenciais para planear bem todo o projeto.



02.
INTRODUÇÃO AUTODESK MAYA


Breve introdução ao Maya e à sua interface; Navegação no mundo 3D, os vários elementos que compõem uma cena, funções básicas dos menus, introdução a algumas das principais janelas e editores do Maya; Configuração do layout da interface.



03.
MODELAÇÃO


Técnicas para criação de modelos tridimensionais; Primitivas; Polígonos e NURBS; Ferramentas para criar e editar vértices, arestas e faces; Criação de objetos a partir de curvas; Modelação orgânica e inorgânica. Boas práticas de modelação, para criação de geometria que deforme bem durante a animação.



04.
UV’S E TEXTURIZAÇÃO


Técnicas para projetar imagens em objetos; Vários tipos de projeção; Criação e edição de mapas UV; Utilização de texturas nos vários canais dos materiais, para obtenção de efeitos variados.



05.
RIGGING


Criação de uma estrutura que irá depois permitir a animação de qualquer objeto, orgânico ou mecânico, que pode conter esqueletos, skinning, constrains, deformadores, ligação de parâmetros entre objetos, e expressões; Definição de quais os parâmetros que poderão ser animados.



06.
 ANIMAÇÃO


Introdução às técnicas de animação tradicional; Regras e conceitos de animação digital; Utilização do editor de curvas de animação e da timeline e no Maya; Ciclos para  animação de movimentos repetitivos, como caminhar ou correr; Animação facial, e Lip Sync.



07.
SHADING, ILUMINAÇÃO E RENDERING


a) Shading

Serão introduzidos vários shaders do Maya, que permitirão recriar o aspeto de materiais como metal, vidro, madeira, tecido, ou qualquer outro tipo de substância, real ou não.

b) Iluminação

Serão apresentados os vários tipos de luzes do Maya, métodos de iluminação, e criação de vários tipos de ambientes, da luz exterior diurna, a uma iluminação de estúdio.

c) Rendering

Neste módulo serão mostradas técnicas de renderização para o motor MentalRay, Final Gathering, Global Illumination, e técnicas para optimização do tempo de render.



08.
SIMULAÇÃO E EFEITOS


Criação e controlo de efeitos com partículas, utilizando simulação; Simulação de roupa, e interação desta com outros objetos; Simulação e controlo de fumo e fogo, utilizando campos de forças.



09.
 COMPOSIÇÃO


Criação no Maya de vários passes e camadas no render, com elementos separados, que serão depois unidos e editados no ADOBE AfterEffects; Técnicas para integração do render com imagem real.



10.
APOIO AO PROJETO


Apoio aos alunos na criação do projeto final individual, dividido em duas partes, uma a meio e outra no final do curso, onde se acompanharão os alunos no desenvolvimento das suas ideias e aplicação das técnicas aprendidas.



11.
PORTFÓLIO


Introdução à autopromoção; Comunicação de Projetos; Plataformas de divulgação pessoal.



12.
SOFT SKILLS


Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.

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Informação Complementar
Nuno Félix
Nuno Félix
Animação 3D
Marina Lobo
Marina Lobo
Animação 3D
Maurício Mazza
Maurício Mazza
Animação 3D
André Cruz
André Cruz
Animação 3D
Nidia Rodrigues
Nidia Rodrigues
Design de Calçado
Ana Araújo
Ana Araújo
Design Gráfico
Dafne Oliveira
Dafne Oliveira
Design Mobiliário
Catarina Valente
Catarina Valente
Design Moda
Diogo Massano
Diogo Massano
Web Design
Luciane Veiga
Luciane Veiga
Design Interiores
Francisca Empis
Francisca Empis
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Mauro Mina
Mauro Mina
Design Moda

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