Após 6 anos da licenciatura em Marketing e Publicidade e alguma experiência com softwares de criação e edição de imagem e vídeo, a Catarina Monteiro decidiu avançar para uma formação em Design Gráfico, uma área que sempre a atraiu. O curso na LSD permitiu-lhe complementar as funções que desempenha atualmente como Social Media Manager numa empresa do setor alimentar. Catarina assume que a frequência do curso em regime pós-laboral é dura e partilha com autenticidade a sua experiência para ajudar mais pessoas nesta situação.
“O curso na LSD permitiu-me complementar o meu trabalho através da criação de conteúdos gráficos para a marca onde trabalho.”
01. O que te levou a escolher a LSD e o teu curso de Design Gráfico?
Desde que terminei a licenciatura em Marketing e Publicidade que fiquei com a pulga atrás da orelha. É uma área que me interessa bastante. Gosto de investir horas a criar conteúdos, a dar vida a ideias. O tempo literalmente voa enquanto se cria. Escolhi a Lisbon School of Design por ter recebido feedback bastante positivo e por ser uma escola dedicada ao design, seja em que área for.
“Nem todas as ideias nascem nas aulas. É um processo bastante complicado.”
02. Como foi a tua experiência durante o curso? Partilha um momento que te tenha marcado.
Tinha muitas expectativas para o curso. Como já tinha tido contacto com ferramentas do design e trabalhei na criação de conteúdos durante algum tempo, não vi todas as minhas expectativas preenchidas. Ainda assim, sinto que evoluí muito, conheci melhor os meus gostos e as minhas preferências, o meu método de trabalho e ajudou-me bastante a melhorar o meu raciocínio criativo.
“Sinto que evoluí muito e
ajudou-me bastante a melhorar o meu raciocínio criativo.”
03. Que ferramentas foram mais importantes durante a tua aprendizagem?
Embora já trabalhasse há muitos anos com ferramentas como Photoshop, Illustrator e Premiere, sentia que precisava de mais. Sempre tive um carinho muito especial pelo Illustrator, mas ultimamente tenho adorado trabalhar com o Photoshop.
04. De que forma é que a formação na LSD contribuiu para o teu percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
Atualmente estou a trabalhar na minha área de estudos, em marketing, como gestora de redes sociais. Ter completado o curso de Design Gráfico permitiu-me explorar mais a área de formação e complementar o meu trabalho através da criação de conteúdos gráficos para a marca onde trabalho atualmente. Mas o sonho é trabalhar única e exclusivamente no mercado do design.
“Professores experientes que nos ensinaram não só o que é o design, mas também como é ser um profissional nesta área.”
05. O que dirias a outras pessoas que, como tu, querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo?
É duro estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas valeu muito a pena. Quem não estuda e trabalha ao mesmo tempo não percebe o desafio que é ser criativa depois de um dia de trabalho, ou até ter tempo para os trabalhos extracurriculares que existem. Nem todas as ideias nascem nas aulas e é um processo bastante complicado. Mas também acredito que é na adversidade que encontramos oportunidades e que são elas que nos fazem crescer.
06. Como recomendarias o método de ensino e os cursos da LSD a alguém que queira apostar numa carreira criativa?
Sem dúvida que recomendo. Foi muito importante ter professores experientes e com um vasto conhecimento na área que nos ensinaram não só o que é o design, mas também como é ser um profissional nesta área.
Conhece o trabalho da Catarina Monteiro em @cmilustracoesedesign, Behance, Linkedin e Facebook.