Web Design



Cursos

Acerca do curso

Atualmente a presença digital deixou de ser um factor diferenciador para se tornar um factor essencial ao sucesso de qualquer marca ou negócio, devendo ser apelativa e dinâmica. As linguagens multimédia assumem assim um papel primordial no desenvolvimento de interfaces eficazes ao nível da comunicação e interação com os consumidores. O design e navegabilidade são cruciais na experiência de utilizador, permitindo às marcas diferenciarem-se dos infindáveis concorrentes que existem na Web. Um interface optimizado é o veículo perfeito de comunicação, promoção, divulgação e valorização, a nível pessoal e profissional.

Este curso vem proporcionar a formação de profissionais preparando-os para a elaboração de projetos gráficos em dispositivos digitais, focados na usabilidade dos interfaces, criando ícones, textos e imagens de modo a facilitar a compreensão e navegabilidade, assim como para a execução de banners promocionais e outras plataformas digitais tendo em conta a visualização em dispositivos móveis. São igualmente transmitidos conhecimentos nas áreas de desenho, semiótica, tipografia, cor, teoria da forma, arquitetura da informação, e benchmarking, essênciais para a implementação dos briefings e, consequentemente, para conseguir projetos de sucesso. Todo o desenvolvimento conceptual é posteriormente implementado tecnicamente, com recurso a linguagens de programação e a formação é complementada por noções de estratégias de marketing digital, com os recursos e ferramentas disponíveis e usadas em agências.

Por fim e aliando às competências teóricas e técnicas, serão ainda abordadas as principais soft skills necessárias para uma integração bem sucedida no mercado de trabalho, nomeadamente no contacto com clientes ou no lançamento de negócio próprio.


Objetivos

Proporcionar uma ampla e completa aprendizagem nas áreas fundamentais de Web Design essenciais tais como processos criativos, exploração de conceitos, metodologias projetuais e desenvolver no aluno as competências criativas associadas à prática profissional, de modo a desenvolver projetos dirigidos ao mundo real. Também pretende dotar o aluno das ferramentas necessárias à produção e materialização de ideias através dos softwares utilizados e enquadrar as aulas num contexto real para que o aluno desenvolva um qualquer projeto de Web Design, do briefing à finalização, com competências em todas as fases do projeto.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

- Webdesigners; - UI/UX designer (User Interface/User Experience); - Frontend developers. 

Destinatários

O curso destina-se a todos aqueles que queiram desenvolver projetos no universo do Web Design.

Destina-se, também, a designers no ativo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidatas das artes projetuais que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de Web Design e animação de conteúdos para web, assim como ateliers de design, agências de publicidade e empresas do sector multimédia que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

Programa

01.
Design

a. Teorias e Metodologia de projeto

Metodologia de projeto; Briefing; Análise, benchmarking e pesquisa; Arquitetura de informação/mapa do site; Categorias de websites; Conceito multimédia.

b. Tipografia, Cor e Forma

Tipografia; História/ conceito; Tipografia da web; Cor; Psicologia da cor; A cor na web; A cor no marketing; Paletas de cor; Princípios da teoria da forma; A teoria da forma na web.

c. ADOBE Photoshop CC

Tratamento de imagem; Tipos de imagens; O Photoshop na web.

d. Princípios da animação/ Publicidade

Iniciação aos princípios da animação; Storyboard; Banners; Gif animado;

e. ADOBE Illustrator CC

O vetor; Criação de logotipo; O Illustrator na web.

f. Design de Interfaces & Usabilidade

Usabilidade heurística; Princípios de uma "boa" página de um website; Síntese: usabilidade, navegabilidade, interatividade e acessibilidade.

g. Web Design / Layout

Elementos básicos de design e interação; Conceitos básico de um layout; Homepage; Wireframes/ Moqups e ferramentas; Layout responsive, grids; História do design na web; Expressão gráfica e novas tendências.

h. Projeto / Design

Criação de um responsive website.



02.
Programação

a. Desenvolvimento de um projeto

Modelo Cliente - Servidor; Protocolos de de transferência de informação; Configuração da máquina de desenvolvimento.

b. HTML/CSS - HTML5/CSS3
Estrutura de um documento HMTL; Conceito de tags; Tipos de tags e semânticas; Formatação via CSS; Construção de Formulários; HTML para newsletters; Media queries; Elementos Multimédia (Áudio , Vídeo).

c. Algoritmia e lógica

Execução lógica de tarefas; Conceitos de abstração e lógica - Tipos de dados, Variáveis, funções, ciclos, objetos).

d. Javascript

Integração em HMTL; Variáveis, operadores aritméticos, exibição de resultados; Funções, Eventos; Proteção de Formulários; Animações.

e. jQuery

Diferenças entre jQuery e Javascript; Integração com HMTL; Animações e execução de tarefas; Integração de framworks baseadas em jQuery(Slick.js, Colorbox, Validate.js).

f. Workshop ADOBE Animate

Apresentação e conceito; Criar e usar Assets; Animações; Exportação.

g. Workshop Bootstrap

Descrição e explicação da Framework; Utilização prática.

h. MySQL

Modelo relacional; Entidades, Atributos e Relações; Utilização do MySQLWorkbench; Utilização do PHPMyAdmin; Querys SQL.

i. PHP

Integração de PHP com HTML; Variáveis, Operadores Aritméticos; Funções, Tratamento de dados vindo de formulário; Ligação a uma base de dados e obtenção de dados; Upload de ficheiros.

j. Projeto



03.
Webmarketing

a . Importância do Marketing

A Nova Economia e Consumidor na Era Digital; Principais Disciplinas de Marketing Digital; Agências de Marketing Digital em Portugal. 

b . Plano de Marketing Digital

Estratégias; Ferramentas para análise; Definição da Estratégia; Segmentação do Público-Alvo; Ferramentas de Marketing; Controlo e ROI; Principais Métricas e Indicadores do Marketing Digital; Ferramentas para análise ; Princípios Básicos de Google Analytics.

c . Metodologias, Ferramentas e Técnicas de Marketing Digital

Web Intelligence: Websites; Site e-commerce, Blogs, Landing Pages; SEO; Copywriting e Copy para e-mail Marketing; Newsletters; Controlo e Métricas; Social Media Marketing; Facebook ; Estratégias; Gestão da Reputação; Campanhas Adwords e Display; Remarketing.

d . Ativos Digitais e Audiências

Agências; Principais Cargos e Funções; Briefing; Target, Personas, Audiências; Leads/Vendas; Notoriedade e Engagement.

e . Aula Prática

Realização de exercícios a partir do Briefing: Plano de Marketing; Realização de textos aplicando Web Copywriting; Criação de Newsletters e de Anúncio Adwords.

voltar Informação Complementar

CALENDÁRIO

LSD Lisboa
21 Setembro : 2ª e 4ªf : Manhã, Tarde ou Pós-laboral
26 Setembro : Sábado : das 9:00h às 18:00h
LSD Porto
29 Setembro : 3ª e 5ªf : Manhã, Tarde ou Pós-laboral
26 Setembro : Sábado : das 9:00h às 18:00h
Web Design
9 meses | 280 horas

PREÇO

Pronto Pagamento
€2800,00
(inclui €280,00 de desconto)
Mensalidades
11x €280,00 ou 9x €342,20
INSCRIÇÃO
€160,00
(inclui desconto de €120,00 até 31 Maio)
CURSO CONFERE CERTIFICADO DGERT
Obtenção de diploma no final do curso.
Pedro Belorico
Pedro Belorico
LISBOA
Marisa Coutinho
Marisa Coutinho
PORTO
Luis Soares
Luis Soares
LISBOA
Victor Afonso
Victor Afonso
LISBOA
Humberto Neves
Humberto Neves
LISBOA
Nuno Simões
Nuno Simões
LISBOA
Raquel Gonçalves
Raquel Gonçalves
PORTO
Marta Pereira
Marta Pereira
LISBOA
Hugo Vaz
Hugo Vaz
PORTO
Hugo Oliveira
Hugo Oliveira
LISBOA
Gabriel Viana
Gabriel Viana
PORTO

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos 63 1.1
1990-208 Lisboa, Portugal

Móvel +351 916 360 050
Telefone +351 216 028 334
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR

PORTO

Mercado do Bom Sucesso Piso 2, E4
4200-132 Porto, Portugal

Móvel +351 966 107 988
Telefone +351 224 039 712
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR