Natural de Fortaleza, formada em Design de Interiores, Andreza Batista, casada e mãe de dois filhos, chegou a Portugal em 2021. Aos 35 anos decidiu apostar na sua formação com um único objetivo de decorar uma casa para turismo e hoje gere um negócio próprio bem sucedido de remodelação de casas em ruínas.
O que te levou a escolher a LSD e o curso de Design de Interiores?
Escolhi a LSD porque procurava uma escola séria que me passasse segurança. Nas buscas que fiz, a LSD transmitiu-me confiança, sobretudo pelos testemunhos de pessoas que lá tinham estudado, com comentários fantásticos.
Vim para Portugal porque o meu marido é CEO de uma multinacional e foi transferido para a região de Coimbra, onde vivemos. Quando cheguei aqui quis fazer uma especialização porque nunca exerci a minha formação em Design de Interiores. Escolhi o curso de Design de Interiores para Alojamento Local porque já vinha com intenção de trabalhar com turismo. Tínhamos uma casa na zona oeste, na Praia de Santa Cruz, e queria transformar aquela casa num turismo de luxo diferenciado, decorar aquela propriedade para um turista sentir o aconchego de uma casa estando de férias.
“Este curso lançou-me. Nunca pensei chegar aqui.”
Como foi a tua experiência durante o curso? Partilha um momento que te tenha marcado.
Na época estava com 35 anos, casada e com dois filhos pequenos, a morar em Coimbra, deslocava-me para o Porto duas vezes por semana para fazer o curso. Tive muito apoio do meu marido, porque não tínhamos família aqui para me dar suporte. Quando chegava à escola sentia sempre que era um local muito aconchegante de amizade, desde a recepção até aos colegas que se tornaram amigos. Fiz duas amigas que mantenho até hoje.
Recordo-me numa aula, em que o professor Shakyl me disse que eu morava num local que era uma mina de ouro, porque Coimbra recebe muitas pessoas, estudantes e turistas. E o interessante é que o curso foi importante não para o que eu pretendia inicialmente - decorar aquela nossa casa em Santa Cruz e trabalhar com turistas - mas para o que exerço hoje: remodelação de ruínas e decoração de casas e apartamentos para estudantes e famílias particulares.
“Trabalhámos com o Sketchup, sempre admiti que não gostava, bloqueava-me, mas foi uma ferramenta muito importante.”
Que ferramentas foram mais importantes durante a tua aprendizagem?
Sou uma pessoa muito comercial, gosto do contacto com o cliente, entender o espaço, conhecer as pessoas, e tinha um bloqueio que já vinha da minha formação no Brasil ligado aos programas, softwares. Durante o curso trabalhámos com o Sketchup, sempre admiti que não gostava, bloqueava-me, mas foi uma ferramenta muito importante e correu muito bem no final do curso. Demonstrava sempre que não gostava de estar sentada ao computador, mas a professora avisou-me: “Quando tiver o seu espaço, não vai ter de fazer tudo.” E é a minha realidade hoje: trabalho com um parceiro arquitecto. Faço os croquis e passo para ele, que faz plantas 3D, renders, aquilo que continua a ser a parte que menos gosto. Hoje em dia vejo o impacto de tudo o que aprendi ao trabalhar com escalas e medidas, tudo começa aqui. Foi uma das ferramentas mais importantes do curso.
“Até eu que já tinha uma formação em Design de Interiores, compreendi que num curto espaço de tempo podia aprender de A a Z.”
De que forma é que a formação na LSD contribuiu para o teu percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
Esta formação contribui bastante para o que faço atualmente, não só pela questão financeira, que é muito importante, mas pela realização pessoal. Quando trabalhamos no que gostamos, mesmo com todo o stress, com todas as pedras no caminho, conseguimos terminar o dia felizes. A formação que fiz contribuiu para eu chegar aqui com segurança. Este curso lançou-me. Nunca pensei chegar aqui. Tudo o que aprendi transmitiu-me segurança e gosto de executar. Tornei-me uma profissional muito mais preparada.
“Tudo o que aprendi transmitiu-me segurança e gosto de executar. Tornei-me uma profissional muito mais preparada.”
Como recomendarias o nosso método de ensino a alguém que queira apostar numa carreira criativa?
?
Todos os que têm o sonho de aprender e pensam que não são capazes e também para quem vem de fora de Portugal estudar aqui: Apostem! Sigam com o coração aberto, deixem o medo e os receios para trás. Na LSD aprendemos de forma muito interessante, muito prática. Até eu que já tinha uma formação em Design de Interiores, compreendi que num curto espaço de tempo podia aprender de A a Z. Na LSD você tira todas as dúvidas e sai como uma profissional completa. Não tenha medo, vai em frente. Se eu consegui, você também consegue!
Conhece mais sobre o trabalho da Andreza no seu instagram @andrezab_designerdeinteriores