- ACERCA DO CURSO -
A Moda representa atualmente um mercado extremamente apelativo, avaliado em cerca de 525 mil milhões de dólares e com uma taxa decrescimento de cerca de 5% ao ano. Estes números têm progressivamente atraído novas marcas e grupos investidores, resultando num mercado extremamente competitivo e saturado, onde o produto se tornou uma parte quase residual da oferta.
O papel do Branding e do Marketing é hoje mais importante que nunca, na identificação dos fatores decisivos de sucesso e na criação da narrativa da marca, isto é, do seu universo e lifestyle. A estratégia de marketing torna-se assim fundamental para a sobrevivência e sucesso das marcas, ajustando-se às necessidades do consumidor e de um mercado em constante mudança e evolução, caracterizado por tendências cíclicas e de curta duração.
Neste curso são abordados os fundamentos teóricos do marketing, a sua relação com o sector da moda, e de que forma cada uma das suas vertentes deve ser adaptada às especificidades do sector. É estudado o consumidor e a sua evolução, a importância da marca, da imagem ao nível das produções de moda e da elaboração de um plano de comunicação. Todos os conceitos são postos em práticos através de análise de casos reais e exercícios práticos em aula, terminando com a elaboração de um plano de marketing e comunicação, para marca definida/criada pelo aluno.
- PROGRAMA -
Introdução ao tema; Fundamentos do marketing e a sua história; Definição de marketing, seu enquadramento e conceitos base; Relação entre a Moda e o Marketing, definição de marketing de moda; O mercado, seus componentes e o estudo de mercado; Definição de mercado da moda e seus intervenientes; A segmentação de mercado e os critérios de segmentação.
A análise do consumidor; Perfil de consumidor; Comportamento do consumidor.
O que é uma marca?; Como definir uma marca; Brand Name & Logotipo; Trendsetters & Brand Architecture; Identidade Corporativa; As diferenças; Posicionamento e Marcas de Moda; Os Fotógrafos; Introdução ao Photoshop e Illustrator.
Styling e criação coordenados em moda; Passos para a elaboração de um catalogo de moda.
05 . MARKETING MIX E VARIÁVEIS DE MARKETING NO MERCADO
O Produto e o seu ciclo de vida no mercado da moda; O Preço, critérios, legislação, políticas de preço e construção de preços em moda; A Distribuição, classificações e componentes da imagem de loja; Mix de comunicação no mercado da moda: As relações públicas, promoções, merchandising e vitrinismo, publicidade, marketing direto e web marketing.
As diferentes fases para a elaboração de um plano de comunicação de moda.
07 . NEGÓCIOS DE MODA
O Perfil de um Empreendedor; Plano de Negócio vs Modelo de Negócio; A Identidade Corporativa.; Ida a uma incubadora/aceleradora de startups; The Elevator Pitch; O que é o Coworking; Planear com Prioridades e Timings; A minha ideia de negócio é viável?.
- OBJETIVOS -
No final do curso o aluno deverá ficar apto a:
- Definir o conceito de marketing no mercado da moda enquanto filosofia de gestão, reconhecer a sua importância na comunicação do produto, satisfação do cliente e no incremento das vendas e criar um plano de comunicação em moda;
- Reconhecer o Marketing como ferramenta fundamental no mercado da Moda;
- Conhecer o consumidor e o seu comportamento efetivo;
- Criar uma marca de moda e o seu posicionamento no mercado em relação aos concorrentes;
- Estudar o produto e saber a forma como deve ser levado até ao consumidor no que respeita a preço, e forma de distribuição (loja, multimarca, e-commerce, etc);
- Criar e produzir um catalogo de moda;
- Elaborar um plano de comunicação em coerência com as necessidades do consumidor e que leve ao sucesso do produto e da marca.
- DESTINATÁRIOS -
Este curso destina-se a estudantes, licenciados em marketing, comunicação, jornalismo ou gestão, empreendedores e fundadores/criadores de marcas de moda. Destina-se também a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de marketing para a indústria de moda.
Abrange também empresas e marcas do sector da moda que pretendam apostar naformação dos seus colaboradores.