Margarida Sampaio

Margarida Sampaio

Design Gráfico

Do Direito para o Design Gráfico, Margarida Sampaio provou que vale a pena ir atrás dos sonhos, sem medos. Foi aluna do curso de Design Gráfico 2020/2021, no Porto, onde realça a enorme inspiração e humanismo de duas professoras marcantes no seu percurso.

1. Qual a tua formação base? O que fazias antes de frequentares a LSD?`

Licenciei-me em Direito, mas nunca exerci na área. Cheguei a dar formação em Direitos Humanos (direitos LGBT+) durante um curto período de tempo e trabalhei como administrativa numa IPSS. Antes de entrar na LSD, tinha acabado de me demitir e tomado a decisão de fazer aquilo que realmente gosto.

2. Por que escolheste a LSD e o teu curso?

Sempre gostei de consumir coisas bonitas, fossem livros pelas capas ou produtos de mercearia pelos rótulos, e poder ser eu a dar vida a esses elementos gráfico. Esta foi, em parte, uma das grandes motivações para me inscrever na LSD. Honestamente, nunca pensei que pudesse ser designer gráfica, porque o meu percurso académico nunca passou por áreas artísticas, mas quis muito abraçar o desafio e pôr-me à prova. O curso de Design Gráfico pareceu-me super completo. A possibilidade de fazer o curso no Porto, aos sábados, foi uma mais-valia, porque apesar de não morar na cidade, ficava mais fácil e perto para mim conseguir deslocar-me até à escola.

3. Indica um momento marcante do teu percurso na LSD.

Acho que o que mais me marcou no curso foi ter tido a oportunidade de privar com as professoras Joana e Mariana. Foram, sem dúvida, pessoas que me motivaram e inspiraram sempre muito. Pelo percurso profissional delas, pela fonte incrível de conhecimento que são e por estarem sempre disponíveis para me ajudar. São pessoas generosas, muito profissionais. A forma como passaram os seus conhecimentos foi sempre muito humana. São professoras que trago comigo no coração.

4. De que maneira é que o curso na LSD contribuiu para o teu percurso profissional ou criação da tua marca?

Foi no curso de Design Gráfico que comecei a explorar a ilustração e isso foi, sem dúvida, um ponto de viragem no meu percurso. Lembro-me de ter começado a fazer ilustrações em alguns módulos do curso e desde aí nunca mais parei. Felizmente, todo o espaço que houve para explorar as várias vertentes do design gráfico abriu-me muitas portas a nível profissional e fez toda a diferença.

5. Que conselho darias a quem tem o sonho de seguir esta área?

Diria para ir atrás dos sonhos! Dizer isto é muito cliché, bem sei, mas a verdade é que temos mesmo de ser nós a concretizar, sem medos. Lembro-me de no início ter muitas dúvidas e até pensar que talvez não fizesse sentido aquilo a que me estava a propor. A verdade é que depois da primeira aula, no caminho para casa, tive aquela sensação boa de "caramba, é mesmo isto!". Senti que fazia parte, que era uma peça daquele puzzle.


Joana Andrade
Joana Andrade
Design de Interiores
Sara Pinto
Sara Pinto
Graphic Design
Paulo Marques
Paulo Marques
Design de Mobiliário
Diana Roque
Diana Roque
Design de Interiores
Projeto 3
Projeto 3
Sportswear Design
Tiago Barracha
Tiago Barracha
Game Design
Ana Margarida Cardoso
Ana Margarida Cardoso
Design de Interiores
Sofia Belo
Sofia Belo
Design Gráfico

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos n 63 - 1 andar
1990-208 Lisboa, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 916 360 050
+351 216 028 334
cursos.lisboa@lsd.pt

Secretaria:
+351 217 655 516

COMO CHEGAR

PORTO

Praça do Bom Sucesso n 61 - 4 andar
4150-146 Porto, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 966 107 988
+351 224 039 712
cursos.porto@lsd.pt

Secretaria:
+351 229 768 786

COMO CHEGAR

Lisbon School Design